14/06/2018
2ª onda do eSocial

A 2ª ONDA DO ESOCIAL VEM AÍ

A 2ª onda do eSocial está muito próxima. Muitas dúvidas ainda permeiam e adequar-se tem sido uma ação desafiadora para todas as empresas.

 

Com início programado para julho, atinge micros, pequenas e médias empresas, inclusive produtores rurais e condomínios com faturamento até R$ 78 milhões. Esse grupo que representa 20 milhões de pessoas jurídicas no Brasil tem até o dia 16 de julho para aderir à primeira fase, que será implantada gradualmente até janeiro de 2019, conforme o cronograma.

 

• Fase 1 – Julho/2018: Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas
• Fase 2 – Setembro/2018: Nesta fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, como admissões, afastamentos e desligamentos
• Fase 3 – Novembro/2018: Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento
• Fase 4 – Janeiro/2019: Substituição da GFIP e compensação cruzada
• Fase 5 – Julho/2019: Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador

 

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O eSocial unificará informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias e objetiva transmitir, validar, armazenar e distribuir as devidas informações.

 

A sua única base de dados evitará divergências no preenchimento das guias e substituirá juntamente com a EFD-Reinf 15 obrigações acessórias.

 

Os obrigados desta fase devem encaminhar as informações relativas às empresas, ou seja, os eventos iniciais e de tabela abaixo relacionados:

 

S-1000 – Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público

S-1005 – Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos

S-1010 – Tabela de Rubricas

S-1020 – Tabela de Lotações Tributárias

S-1030 – Tabela de Cargos/Empregos Públicos

S-1040 – Tabela de Funções e Cargos em Comissão

S-1050 – Tabela de Horários/Turnos de trabalho

S-1070 – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais

S-1080 – Tabela de Operadores Portuários

 

Neste momento, você se pergunta … o que realmente precisa ser feito na 2ª onda do eSocial?

 

Vamos lá, este período inicial requer o dobro de atenção, pois as informações prestadas não podem conter nenhuma inconsistência, e o recomendado é fazer um saneamento de todos os dados.

 

Para a transmissão dos arquivos é necessário ter o Certificado Digital (A1 para clientes Eflow e usuários das soluções Senior), bem como a Mensageria, serviço responsável por transmitir as informações do software para o governo.

 

Embora aconteça apenas em setembro, lembramos que a qualificação cadastral dos colaboradores deve ser precisa. A nossa dica é que comece o quanto antes, pois havendo duplicidades, eventuais erros ou divergências, você precisa corrigir até lá.

 

Lembre-se: Sem o Certificado Digital e a Mensageria não será possível transmitir as informações ao webservice do governo federal. Cada fase é um pré-requisito para a próxima!

 

Então, comece agora – As empresas devem aproveitar esse momento para a preparação, já que não haverá prorrogação de datas.

 

As orientações também servem para empresas que estão ativas, mas sem movimentação, pois precisam validar suas informações normalmente, porém serão direcionados aos eventos 1299 – usado para reabrir movimento de um período já encerrado.

 

Atente-se!

O eSocial é abrangente e exige um cuidado minucioso, por isso requer conhecimento, principalmente na sequência dos envios. Investir em capacitação da equipe e no software adequado é essencial, pois facilitará seu perfeito funcionamento.

 

As organizações que não se adequarem ao eSocial poderão sofrer penalidades e multas conforme especificidade de cada evento, multas do próprio SPED e mais trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Deixar de informar ou lançar dados errados também pode gerar multas, acredite!

 

Postamos em nosso blog o artigo “Antes e depois do eSocial, tudo que você precisa saber da nova realidade das empresas brasileiras” para aqueles que queiram saber mais detalhes sobre as multas e seus respectivos valores.

 

A grande abrangência e complexidade transformaram o eSocial em uma grande preocupação. Porém a realidade mostra que 66% das pequenas empresas ainda não sabem e sequer têm informações sobre o novo sistema.

 

A Senior, referência em Tecnologia para Gestão no Brasil criou o Fórum eSocial, espaço altamente colaborativo para ajudar a todos que queiram discutir soluções e tirar dúvidas sobre o eSocial. Sua tecnologia humanizada permite interação com a Sara, uma agente virtual.

 

A novidade chegou no momento oportuno para os clientes do Gestão de Pessoas | HCM da Senior, principalmente aqueles que estão em processo de adequação. A Sara é integrada com a base de conhecimento da Senior e pode ser consultada 24h por dia, através do computador ou smartphone, usando mensagem de texto ou voz. Conheça a Sara clicando aqui.

 

Estamos prontos para lhe ajudar!

Entre em contato (71) 3616-3666.